domingo, 22 de fevereiro de 2015

O que é um filho?


Vi no blog da Dinha a definição de um filho e decidi escrever o que é para mim um filho:

O que é um filho?


É o rostinho redondo com sorriso sincero...

O riso alto ecoando pelos cômodos...

Passinhos apressados no corredor...

O brilho nos olhos...

Filmes vistos pela metade
Conversas nunca concluídas
Uma xícara de café frio esquecida sobre a mesa

Cócegas, gargalhadas, músicas infantis
O motivo de existirem tantas cores, tantos brinquedos, 
Tantas coisas...

A razão para pensar no futuro novamente
Acreditar que este mundo ainda tem sentido
Ainda tem beleza
Ainda tem luz
Ainda existem risadas altas e gritinhos de expectativa

Ter um filho é estar fisicamente cansada, mas espiritualmente leve...(apesar de mentalmente preocupada)

Ter um filho é ver a beleza das horas, das folhas, dos insetos, dos animais, da chuva, do bolo de chocolate, do ursinho macio, das pipas no céu, dos pés descalços, do soninho no fim da tarde...

Uma crianca é a vida correndo pelos cômodos, a esperança enchendo os espaços, o futuro preenchendo o passado, a luz que se espalha nos semblantes, nos corações e nas retinas...

Um filho é ter essa crianca e ainda ganhar de brinde o amor, aquele que dói no peito e faz vc sonhar que o tempo poderia parar só para vc contemplar o semblante, a paz, os longos cílios, os dedinhos gordinhos...

Um filho é ter outra chance de fazer tudo diferente, é ser importante para alguém, é ter alguém que te olha com ternura mesmo quando vc está se sentido gorda, descabelada, com as unhas por fazer...

Quando nos tornamos mães temos que nos tornarmos imortais, temos que saber resolver todas as coisas (e nao saber muito bem como resolver nada), mas no final do dia dormir abraçada ao seu filho, pois assim ele se sente feliz, protegido e em paz...(e vc suspira e pensa que nunca foi tao feliz em toda sua vida)

Ter um filho é ter a vida redesenhada, recolorida, remodelada e replanejada. E o resultado é infinitamente melhor que o anterior!

Agradeço ao meu filho por ele ter me escolhido como sua mãe. Pois ele me deu muito mais do que eu poderia imaginar e muito mais do ele um dia poderá entender.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Pérola do dia...

Pitoco adora lavar as mãos, pentear os cabelos e escovar os dentinhos.
Hoje marido levou pitoco para escovar os dentinhos antes de dormir.
Do banheiro ele gritou para mim:
- mamãe? Mamãe? Estovar os dentes para ficar feliz!

Kkkkk

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

escolinha...


hoje para ficar na escolinha após o feriado, pitoco chorou, se enrolou em mim, eu expliquei que eu ia voltar mais tarde, aí a tia pegou ele no colo e ele entrou...
No caminho, conversou, cantou “minha boneta lata bateu o óiculos nu chão, levou mais de deiz hoilas arrumação, chamali, chamali, chamali fica boa...”

Foi conversando e falando e falando, e queria óculos, etc. e depois falou, bem sério:

- Mamae, num té ir para stoilinha.

-porque?

-té fitá na sala com a mamãe.

Tadinho...

As soluções simples para os problemas complicados...

Acho que passamos tempo demais filosofando sobre nossos porquês, nossas neuras, nossas gorduras, nossas falhas, nossos erros e nossas angustias. Complicamos demais coisas simples e damos comida demais para nossos pequenos grilinhos, que bem alimentados, viram grandes sombras pesadas em nossas costas.
Com nossos filhos nao é diferente. Alias, é pior. Se ele nao come, achamos que esta doente. Se come, vai ficar obeso. Se é quieto, pode estar com algum problema. Se dá piti, pode ser agressivo.
No fim, as coisas são simples, ou pelo menos acho que deveriam ser... Uma crianca pequena dando piti e batendo nos coleguinhas pode estar simplesmente dormindo horas a menos, que se traduzem num cansaço extremo no dia seguinte e sua consequente irritabilidade, mau-humor, impaciência. Era o caso do meu pequeno. Foi só aumentar as horas de sono que o anjinho voltou.
As coisas são muitas vezes simples: fome, sono, cansaço, frio, incômodo, dor de cabeça talvez? Mas tendemos a divagar, a se preocupar, a criar monstros onde residem ratinhos e a se preocupar demais. Veja, por mais que meu pequeno já seja todo cheio de vontades e afins, ele ainda é um bebe e ainda nao tem controle algum sobre suas emoções, medos, desconfortos físicos.  E na situação de nossa geração, somos obrigados a deixa-los em escolas e com estranhos o dia todo, dentro e uma rotina que nem sempre é a melhor de acordo com o dia, o ânimo, as necessidades e vontades. E queremos que no final do dia eles estejam radiantes?
E as vezes eu me pergunto: E porque vc nao para de trabalhar e fica com o filho, cara pálida?
Sim, seria ótimo nao trabalhar ou trabalhar menos e ficar com meu filho. Também seria ótimo ter outro filho. Seria ótimo ser magra e linda, ué. Mas nao é assim. É o que temos para  hoje!
Acho apenas que deveríamos viver mais e nos preocupar menos. Curtir mais esses pequenos, pois já já e digo já já mesmo, eles estarão na faculdade e vamos tentar nos lembrar de como era vê-los jogar a cabecinha para trás para rir das cócegas nos pés ou de como eles pronunciavam as palavras erradas, dos primeiros passos, dos primeiros sorrisos, dos primeiros dentinhos (quando foi mesmo? Quantos meses tinha? Que dia era??)...
Eles são nossos presentes, nossos milagres e temos que vivê-los, senti-los, amá-los e através deles, ver que esse mundo ainda é belo, anda tem sentido, ainda tem pequenos sabores, cores e experiências, como o caminho das formigas em uma parede, as folhas de uma arvore a balançar ao vento, o vento no rosto, bater na àgua para vê-lá espirrar...
Eles são a chance que Deus nos deu de viver de novo. Temos que aproveita-los. Rápido.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Terrible twos??

E o pitoco comecou a se comportar mal!
Agora é 'Tum' e bate nas pessoas, não consegue algo?
Se joga, chora, dá piti!
Ontem falou:
- Isa é chata!
-quem?
-Isa!
-é o que?
- chata!
- imagine! Não fale assim, de jeito nenhum e blá-blá-blá...
- e o Caique?
- é feio!
- o que???

Gente, o q ocorreu? Bebe fofinho num dia e monstrinho créc no outro?
Hoje um amigo falou para fazer os castigos - um minuto para cada ano para 'refletir'. Vou começar hoje.
Chegou bilhete na agenda da escola: Ike mudou o comportamento...
Gente!
Alguma dica?
Alguém passou por isso?
Bjs e até!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os "Nomes"

Pitoco adora letras e números! começou com algumas letrinhas que ele falava, alguns números que ele passou a repetir e depois ele começou a pedir para desenharmos as letras e números para ele: o Sete! o Sete Dandão! o Sete Piquininho.....

Compramos um monte de letras e números de plástico e demos para ele. Ele adorou! Bateu palmas e segurou uma a uma. Depois colocamos tudo dentro de um pote, que ele imediatamente despejou tudo na própria cabeça e falou:
-"Tanto" Nomes!!!
agora, todas as vezes que ele vê um monte de letras ou números ele fala:
-"o" nomes!!
kkkk

e sempre que afirma algo, tem mania de falar: "É, é sim!"balançando a cabeça.
-É sua mochila, filho?
-Ééhhh, é sim.
-você comeu papá hoje?
-Ééhhh, é sim.

Ele gosta muito de livrinhos, que ele finge ler, começa "Eia uma vez..."e depois fica "Bábbábobibo...um elefanti azul..." Sempre tem um elefante! ele adora elefante...  em todas as históras, perguntas, etc. E ele adora azul. Entao, sempre que eu pergunto que cor o elefante é, adivinhem? 
-Azul!
aliás, não importa o que seja, mas se é algo que não está na frente dele e que ele tem que imaginar/lembrar e eu pergunto o que é, ele sempre responde: Azul!
-Que cor é sua caneta? Azul!
- e o carro do papai? Azul!
- e seu cabelo? Azul! kkkkk





segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

a chuva...

Ontem deu um temporal na minha cidade e o pitoco corria para o meu colo cada vez que ouvia um "tuvão".
Falei que não era nada, que trovão só era um monte de barulho, que não era para ele ter medo.
-Num té mais tuvão... (ele não fala o "C" ou "Q" só "T") - Ele falou, escondendo o rostinho.
-E de chuva vc gosta?
Ele se auto-proclama "Ite", diminutivo de Henrique, muiiiito comprido...
-O Ite dóta de chuva (que ele chamava "chucha" até umas semanas atrás). Tuvão não...

Passou, a chuva parou, saímos, voltamos, enfim, passou o dia todo. Toda noite, antes de dormir ele brinca, canta, bate palmilhas e a gente fica fazendo 'shiuuuu" até uma hora que ele é rendido pelo sono e dorme. No meio dessa lenga-lenga ele soltou um pum. Falei:
-Ei, que isso aí?
E ele:
- tuvão!

kkkkkk

Quebrei meu pé...

Estava trocando o pequeno e ele como sempre, resolve sair correndo pelado por cima da cama, em direção oposta...
corri pelo outro lado e esqueci o dedinho na quina do guardarroupa...
escutei: créc!
Doeeeeuuuuuuuuuuu....
falei:
-Ai filho, acho que a mamãe quebrou o dedo!
e ele:
-A mamãe tebou o dedo?
-Hum hum...
-Tadinho do dedo...

Fiquei esperando meu marido chegar para me levar para o pronto-socorro.

Mais tarde, depois do hospital, descobri que na verdade quebrei o pé. 3 semanas imobilizado, uma chatice sem fim. Em casa, estiquei o pé no puff e ele veio ver:
-A mamãe machucou o pé?
-Machucou, querido.
- Tadinho do pé!
Passou a mãozinha no outro pé, e falou:
-o pé lindo....

***


Eu e o Pitoco - o início!!

O meu pequeno demorou bastante para chegar às nossas vidas... esperamos muito e ficamos muito felizes quando finalmente a cegonha encontrou nosso endereço! E Deus demorou, pois estava mesmo caprichando, esse pequeno chegou cheio de iniciativas, criatividade e muita alegria!

Criei esse blog para contar um pouquinho das pérolas que esse menininho diz, faz e inventa e para registrar todas essas coisinhas para dividir com ele quando ele estiver maior!

Hoje ele está com 1 ano e 9 meses, mas já fala mais que político em véspera de eleição!

bjs e espero que vocês curtam!